Pesquisando na internet encontrei mitos e verdades:
PARTO NORMAL1. A recuperação é rápida - concordo. No PC tem a famosa quarentena.
2. A dor pós-parto é muito menor, o que facilita o cuidar do bebê e realizar outras atividades como tomar um banho, ir ao banheiro, por exemplo - concordo. A dor do PC incomoda por no mínimo uma semana.
3. Favorece a produção de leite materno devido as alterações hormonal, facilitando a amamentação - descordo. Amamentei logo que trouxeram minha filha para o quarto.
4. O tempo de internação é menor - concordo. No PC ficamos no mínimo 3 dias no hospital e em casa levamos alguns dias para voltar as atividades do dia a dia sem sentir dor.
5. O parto pode levar horas para terminar - concordo. Conheço alguém que ficou 28 horas em trabalho de parto.
6. Por não se tratar de uma cirurgia, o risco de infecção é menor - concordo. Mas não tive nenhuma infecção.
7. É mais barato - concordo. E como!
8. O útero volta ao seu tamanho normal mais rapidamente, diminuindo o risco de infecção e o tempo de perda sanguínea - concordo. Tive que tomar remédio para ajudar o útero a voltar ao tamanho normal e o sangramento ocorreu por 30 dias.
PARTO CESÁREA
1. A recuperação é lenta - descordo. Não é tão lenta como dizem.
2. Há dor pós-parto - concordo. Mas nada que vá estragar esse momento tão lindo.
3. A recuperação lenta atrasa um pouco a lactação - descordo. Meu leite desceu no mesmo dia.
4. A alta demora mais, o que causa atrasos na retomada de suas atividades - concordo. Fiquei 3 dias no hospital, se não fosse as constantes visitas das enfermeiras, não teria sido tão ruim.
Analisando tudo que li e ouvi, e pensando no conforto e na praticidade eu optei pela cirurgia.Entrava em pânico só de pensar no dia em que a bolsa estourasse, ou eu começasse a sentir dores e contrações. Está na hora? Cade a mala? A chave do carro? Os documentos? Ah! tem que avisar a minha médica. E se ela estiver em outra cidade?
Não, não, não... nem pensar. Meu marido é muito paciente (graças a Deus) e moramos em São Paulo. essa cidade é terrível no quesito transito. E se a bebe resolvesse nascer as 18 horas? Hora em que todos os carros e ônibus então nas ruas. Esse foi o principal motivo pelo qual escolhi o PC e graças ao bom Deus deu tudo certo.
Meu conselho é: pesquise bastante, leia relatos de partos, converse com suas amigas, com pessoas da sua família, sua mãe, seu esposo. Faça a melhor escolha pra você e para seu bebe. Mas não se sinta obrigada a nada. O parto é pra ser algo maravilhoso em sua vida e não para ser uma tortura.
Acredite, seja como for, tudo vale apena!
Nenhum comentário:
Postar um comentário